Imagem capa - Como Organizar um Mini Wedding em Fortaleza  por Bruno Oliveira
Casamento

Como Organizar um Mini Wedding em Fortaleza


Esse material é para você que quer organizar um Mini Wedding mas não sabe por onde começar.

Itens indispensáveis para um mini wedding são, local, buffet, Convite, bebidas, bolo, doces, decoração, iluminação, música e fotografia.
Itens Opcionais também podem ser incluídos, como lembrancinhas, filmagem e bandas acústicas.


O Convite


Todo mini wedding precisa de RSVP (Répondez S’il Vous Plaît), que é o serviço de confirmação, pois qualquer convidado que faltar fará diferença. Estas confirmações não podem jamais ser feitas pelos noivos - os convidados não ficarão à vontade para dizer que não irão e isso irá gerar um número falso. Eu indico que você peça a uma amiga ou parente para que possa fazer a confirmação.


O local 


Ao escolher um local, tenha muito critério e perceba exatamente o que você precisa. Pense em algo novo e inusitado, pode ser numa fazenda, um restaurante charmoso em uma cobertura de um edifício, numa praia deserta. Atenção às autorizações necessárias para utilização de locais públicos.

Se o local escolhido for um buffet, se certifique de que o acervo disponível (louças, toalhas, móveis) esteja de acordo com o perfil do mini wedding.

Outra informação importante é quanto ao visual, um mini wedding não terá verba para uma mudança total da decoração, e nem seria coerente. Se for um evento clássico, por exemplo, opte por um local com muita madeira, mármores e veludos.

Tipos de serviços (buffet)

  • Cocktail :
  • Serviço à americana
  • Serviço à inglesa
  • Serviço à francesa
  • Serviço franco-americano


Bebidas 


Defina todas as bebidas que serão servidas e contrate em consignação, ou seja, o que não for aberto e nem gelado, poderá ser devolvido.

A quantidade média de bebidas por pessoa é:

Cerveja: 4 latas

Vinho tinto : ½ garrafa

Drinks especiais: 3 por pessoa

Uísque: 4 garrafas para cada 100 convidados


A decoração 


Uma boa decoração faz toda a diferença, não economize nela pois será seu grande diferencial e é a essência de um mini wedding.

Uma boa dica é abusar das velas, elas causam um grande impacto e custam menos que as flores. Os arranjos das mesas nunca, em hipótese alguma, poderão atrapalhar a conversa entre os convidados.

Os itens que geralmente compõem as decorações são:

Flores, vasos com plantas ornamentais.

Tapetes, almofadas, velas, toalhas, guardanapos em tecido, porta-guardanapos, sousplats e itens customizados.

Dica: existem várias empresas especializadas em locações de vasos de árvores, elas mudam totalmente o visual de qualquer ambiente.


Sonorização e Iluminação 


A música é um fator muito importante em qualquer evento, seja ele qual for. Portanto, não se esqueça deste item. Por se tratar de um mini wedding, não há a necessidade de uma grande quantidade de equipamentos, um bom DJ pode resolver. Outra opção é um trio de músicos tocando ao vivo, um saxofone andando pela festa e muito mais.

O cuidado maior é em relação aos cabos, eles nunca podem interferir na estética do ambiente, cuide muito bem disso.

Algumas empresas que oferecem sonorização já incluem no orçamento a iluminação ambiente, mas esse assunto querer alguns cuidados, tipo:

O ideal é que seja um iluminador acostumado com este tipo de evento, principalmente se for em residências, pois precisam de um cuidado

Maior para não estragar o piso ou as paredes.

Este iluminador deverá checar a capacidade do quadro de luz para ligar os refletores, de modo a evitar uma queda da energia no meio da festa. Este cuidado deverá ser redobrado em apartamentos, pois não será tão fácil levar cabos do gerador do térreo até o apartamento. Se for uma residência, alugue um gerador silencioso para não atrapalhar os vizinhos.

Cuidado com o volume da música, uma forma elegante de evitar aborrecimentos com os vizinhos é informar dias antes sobre a festa e enviar um convite. Caso isso não seja possível, é aconselhável enviar um pequeno presente já antecipando as desculpas pelo incômodo (me refiro ao barulho que uma festa sempre causa).


Doces 


Geralmente, os buffets (ou banqueteiros) sugerem sobremesas maravilhosas no cardápio escolhido, mas uma linda mesa de docinhos encanta os olhos, qualquer mini wedding deve ter uma. Eu costumo deixar essa mesa montada desde o início das festas, pois sempre fazemos fotos lindas com ela ao fundo. Não precisam se preocupar, porque ninguém irá “atacar” a mesa antes da hora certa. Em eventos grandes, costumamos deixar uma copeira ao redor, mas nos pequenos não há necessidade.

A quantidade de doces por pessoa irá variar de acordo com a quantidade de sobremesas servidas. Se tiver muitas sobremesas, pode-se pensar em 3 doces por pessoa, mas se a quantidade de sobremesas for menor, deve-se aumentar esse número para 5 a 6 doces por pessoa.


Os dias que antecedem à festa 


Com 30 dias de antecedência da festa, há um roteiro importante a ser seguido.

Todo o planejamento deve ser feito até 01 dia antes da festa.

O dia da festa é apenas para a montagem e administrar imprevistos.

30 dias antes da festa

Finalizar a entrega dos convites

Teste de cabelo e maquiagem

Prova do vestido

Chá de cozinha

Contagem do  RSVP e possíveis ajustes nas contratações em função deste número

Retomar contato com cada fornecedor contratado:

Telefone

Email para formalizar o que será entregue

Aviso de recebimento

Reforçar a data da festa

Checar se o fornecedor está ativo no mercado

Pedir informações para a montagem do roteiro

Buffet:

Repassar o cardápio contratado

Amostras das louças

Degustação (caso não tenha feito na contratação)

Decorador:

Amostra dos arranjos

Flores disponíveis

Amostra de porta-guardanapos, sousplats

Fotos do mobiliário

Ajustes na planta baixa, devido a mudanças

Cópia das guias de taxas recolhidas

O bouquet da noiva

Bouquet para jogar

Bouquet daminhas

Lapelas

Ensaio com os padrinhos